O veículo não passou pelo RENAVE e agora?

A tecnologia desenvolvida pelo SERPRO para o Ministério da Infraestrutura, atua no combate contra possíveis golpes e garante mais segurança para montadoras, concessionárias e consumidores.

Qual é o objetivo?

NOS ZERO KM –o RENAVE é obrigatório em âmbito nacional e atua aumentando a segurança na venda, já que desde o nascimento do chassi o veículo, cadastrado na BIN, também passa transitar via sistema RENAVE. O Registro Nacional de Estoque reduz e muito as chances de clonagem ou fraude e ainda concede agilidade e economia no processo de transferência digital.

E se eu ainda não me adequei?

Ainda não existe algum tipo de multa, mas a penalidade é de grande impacto para quem ainda não se adequou. No processo correto, a concessionária deverá informar eletronicamente, na saída de estoque, o número da nota fiscal e do documento da pessoa física ou jurídica do comprador, para evitar fraudes. Sem essas informações, o automóvel não poderá ser registrado no DETRAN. O ATPVe (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) não será emitido e o veículo não poderá ser emplacado. O cliente precisará aguardar pela adequação da situação do veículo no RENAVE, para só então adquirir oficialmente o veículo desejado.

Este transtorno pode custar muito para reputação do revendedor ou até mesmo poderá resultar na perda da venda. Enquanto, com o RENAVE, o cliente já poderia sair com o documento do veículo no nome dele, na hora da compra.

NOS SEMINOVOSmesmo que não tenha AINDA a obrigatoriedade, o RENAVE para seminovos tem um grande efeito positivo. Pode trazer agilidade, transparência e economia. Para veículos seminovos, os revendedores têm a opção de realizar as transferências digitais, via RENAVE, nos estados homologados, que são: Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco.

O RENAVE pode proporcionar uma economia no processo de transferência, que pode ultrapassar os 50%, comparando a uma transferência convencional. Seu estado já está em produção? Quer saber qual o valor de economia por processo/por veículo no seu estado? Clique aqui que eu te conto.

E se eu ainda não me adequei?

Para os seminovos, os revendedores conseguirão continuar fazendo o processo de forma convencional, por enquanto. Porém, o RENAVE traz mais segurança na hora de conceder crédito aos consumidores e na hora de receber os veículos, pois estes têm infinitamente menos chances de passarem por alguma fraude. Economia e mais segurança nas negociações, então, qual é o ônus? A questão aqui é somente a adequação a nova forma de realizar as transferências, que passam a acontecer de forma digital. Mas as mudanças tecnológicas não precisam mais ser uma dor de cabeça. Vem experimentar o RENAVE e nos conte o que achou: clique aqui.

Qual o prazo de regularização?

Para os ZERO KM, o sistema é obrigatório e já vem rodando desde janeiro de 2022. Quem ainda não se adequou, já deve estar sentindo os transtornos na hora de emplacar. Para os seminovos ainda não há data definitiva para obrigatoriedade. Enquanto isso, além dos estados já em produção, estão em homologação os estados da Bahia e do Paraná.

FIQUE ATENTO!

Vem economizar com quem mais entende o RENAVE. Desde o credenciamento até a operação, podemos te ajudar!

Escolha um fornecedor que pode te dar o suporte que você precisa. RENAVE SEM DOR DE CABEÇA, é só aqui na WebRenave.

WebRenave
WebRenave

Categorias

Quer saber mais?

Entre em contato para se adequar ao RENAVE ou tirar suas dúvidas

Whatsapp

(54) 99263-0634